Se você é um frequentador regular da academia ou pratica exercícios de alta intensidade, com certeza você já ouviu falar dos supostos benefícios dos suplementos de pré-treino conversando com os amigos, atletas, treinadores ou lendo anúncios. Pensando sobre isso decidimos fazer uma seguinte pergunta: Para que serve o pré-treino?
Os defensores afirmam que esses suplementos melhoram sua forma física e fornecem a energia necessária para realizar exercícios desafiadores.
No entanto, há muitos que argumentam que eles são desnecessários e até perigosos.
Para responder à questão de saber se os suplementos pré-treino são benéficos ou não, este artigo examina a pesquisa por trás deles.
Confira o nosso conteúdo com Pré-treino: Os melhores de 2022.
Os suplementos pré-treino, também conhecidos como "pré-treinos", são fórmulas alimentares com vários ingredientes destinadas a aumentar sua energia e desempenho atlético antes de um treino.
As bebidas de pré-treino são normalmente substâncias em pó que são diluídas com água e consumidas previamente.
Apesar da abundância de receitas, há pouca uniformidade nos ingredientes utilizados. Marca para marca, as quantidades de aminoácidos, beta-alanina, cafeína, creatina e adoçantes artificiais podem variar muito.
A pesquisa sobre a eficácia dos suplementos pré-treino é muito limitada. No entanto, alguns estudos sugerem que certos ingredientes podem beneficiar o desempenho atlético.
O óxido nítrico é um composto que seu corpo produz naturalmente para relaxar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo.
Os suplementos pré-treino geralmente incluem alguns dos compostos comuns que seu corpo usa para produzir óxido nítrico. Isso inclui L-arginina, L-citrulina e fontes de nitratos alimentares, como suco de beterraba.
Pesquisas sugerem que a suplementação com esses compostos aumenta o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos, potencialmente melhorando o desempenho atlético.
No entanto, embora a L-citrulina tenha demonstrado aumentar o desempenho do exercício, estudos observam que a L-arginina é quebrada antes de atingir sua corrente sanguínea. Assim, embora aumente a produção de óxido nítrico, não beneficia o desempenho do exercício.
A cafeína é frequentemente usada em suplementos pré-treino para aumentar a energia e o foco.
Este estimulante pode melhorar o estado de alerta mental, a memória e o desempenho do exercício, além de ajudar a reduzir a gordura corporal.
A creatina é outro composto químico produzido naturalmente em seu corpo. É armazenado principalmente no músculo esquelético, onde desempenha um papel na produção de energia e na força muscular.
É frequentemente incluído em fórmulas pré-treino, mas também vendido como suplemento autônomo. É particularmente popular entre levantadores de peso, fisiculturistas e outros atletas de força.
Pesquisas sugerem que a suplementação com creatina pode aumentar o suprimento armazenado do seu corpo desse composto, melhorando assim o tempo de recuperação, a massa muscular, a força e o desempenho do exercício.
A beta-alanina é um aminoácido incluído em muitas fórmulas pré-treino porque pode ajudar a prevenir o acúmulo de ácido no tecido muscular, permitindo que seus músculos trabalhem mais e por mais tempo.
Embora a pesquisa apoie sua eficácia, é importante observar que consumir esse composto pode causar uma sensação de formigamento. Embora seja completamente inofensivo, você pode achar desagradável.
Algumas fórmulas pré-treino incluem aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), que demonstraram ajudar a aumentar o crescimento muscular e diminuir a dor muscular quando tomados antes de um treino.
No entanto, os BCAAs são encontrados naturalmente em fontes alimentares de proteína, então você já pode estar consumindo uma quantidade adequada ao longo do dia.
Embora os suplementos pré-treino sejam geralmente seguros, eles não são completamente isentos de riscos.
Se você está pensando em adicioná-los ao seu regime de treino, certifique-se de considerar suas possíveis desvantagens primeiro.
Adoçantes artificiais e álcoois de açúcar são comuns em suplementos pré-treino.
Embora esses aditivos adicionem sabor sem adicionar calorias, alguns adoçantes podem causar desconforto gastrointestinal.
Em particular, os álcoois de açúcar podem causar problemas digestivos como inchaço, gases e diarreia, o que pode dificultar seu treinamento.
Adoçantes artificiais, como a sucralose, têm sido associados a uma reação gastrointestinal semelhante em algumas pessoas. No entanto, não há evidências científicas para apoiar esses sintomas.
Suplementos pré-treino com quantidades excessivas desses álcoois de açúcar provavelmente devem ser evitados. Se você não tem certeza de por onde começar, comece devagar e vá aumentando.
Na maioria dos suplementos pré-treino, a cafeína é o principal ingrediente para aumentar os níveis de energia.
Altas doses desse estimulante foram associadas a efeitos adversos à saúde, como hipertensão, sono perturbado e ansiedade aumentada.
A maioria das fórmulas pré-treino tem tanta cafeína em uma única porção quanto você encontraria em 1-2 xícaras (240-475 mL) de café; no entanto, se você também estiver consumindo esse composto de outras fontes ao longo do dia, pode acabar consumindo demais.
As instruções sobre como tomar suplementos pré-treino normalmente estão incluídas no rótulo do produto.
Você deve tomar o suplemento conforme as instruções, mas é inteligente começar com uma dose mais baixa para ver como seu corpo reage a ele, especialmente se contiver cafeína ou beta-alanina.
Tenha em mente que o formigamento pode ocorrer se a beta-alanina estiver presente no suplemento. Não apresenta riscos para a saúde, mas pode fazer com que algumas pessoas se sintam desconfortáveis.
O momento ideal para tomar um suplemento pré-treino é de 30 a 60 minutos antes de começar a se exercitar. Isso dará aos ingredientes ativos tempo suficiente para entrar na corrente sanguínea.
Por fim, pense na hora do dia em que você toma seu pré-treino se contiver cafeína ou outros estimulantes, pois isso pode afetar sua capacidade de dormir.
Muitas pessoas usam suplementos pré-treino na esperança de melhorar o desempenho do treino e os níveis de energia, há declarações de atletas de alta performance para apoiar essas alegações.
Não existe uma fórmula definida para pré-treinos, mas alguns ingredientes comuns como cafeína, creatina e beta-alanina demonstraram ser eficazes quando tomados antes de um treino.
Antes de tomar um suplemento pré-treino, você deve conversar com seu médico se tiver alguma condição de saúde preexistente.
Confira o nosso conteúdo com Pré-treino: Os melhores de 2022.
Um grande abraço de toda a Equipe Guia do Treino e Um ótimo treino a todos.